Quando os pacientes me perguntam porque é que as pessoas falam de como o pão é mau hoje em dia, quando os nossos avós e bisavós têm comido pão toda a vida, respondo sempre a mesma coisa: o velho processo de longos períodos de fermentação do pão 🍞 permitiu que as bactérias fizessem a decomposição do glúten e dos hidratos de carbono no pão.
Era muito mais fácil de digerir, tinha um índice glicémico mais baixo, permitia uma melhor absorção de vitaminas e, claro, era mais natural. Hoje o pão é totalmente processado, demora imenso para envelhecer e usa péssimas fontes de gordura.

Como ler o rótulo ?

Pão: é melhor escolher pão integral ou de grão inteiro. Verificar se o primeiro ingrediente é trigo integral, centeio ou farinha de espelta.

Não confie na cor do pão, só porque é escuro não significa que seja integral ou que contenha qualquer outro cereal além do trigo. Normalmente, adiciona-se caramelo e corantes para lhe dar aquela cor castanha.

É melhor comprar o pão numa padaria de confiança ou fazeres mesmo em casa (deixo uma receita deliciosa na secção “receitas”) ou em posts anteriores: pão de trigo sarraceno e lentilha.

Evitar pão branco ou pão feito com farinhas refinadas.

Não é pão integral se a embalagem disser “pão integral” ou “torrada integral”, mas o primeiro ingrediente é “farinha de trigo e farelo”.

É importante olhar para os rótulos e se diz “farinha de trigo integral” a menos de 75 %, não é a escolha ideal.

add_filter( 'woocommerce_nif_field_required', '__return_true' );