Eu respondo às perguntas sobre o jejum intermitente. Leia até o fim!
- Em que ponto o jejum começa?
Começa assim que parar de comer na noite anterior, ou seja, se a última refeição que fizemos às 21h do dia anterior, não poderia comer de novo até as 9h às 10h. Tudo depende das horas de jejum que você vai fazer; - Por que você diz que é recomendado para pessoas com resistência à insulina?
Recomendo apenas sob supervisão de um especialista, melhora a sensibilidade à insulina e o uso da glicose como substrato energético; - Este jejum também considera o jejum de fluidos?
Deve evitar alimentos sólidos, mas o fato de estar jejuando não significa que parou de se hidratar. Pode tomar infusões, água, limonada ou até café, mas sem açúcar ou leite; - Como controlar a ansiedade durante o jejum?
No início do processo, se ficar um pouco ansioso, é normal. Então terá uma energia incrível. Tente se hidratar muito, pode tomar uma limonada gelada, chá verde ou água com pepino. Também pode tentar tomar um copo de água com 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou alguma infusão. - Com que frequência você recomenda fazer isso?
Pode fazer de 2 a 3 vezes na semana, pode fazer isso fixo às segundas-feiras que vem de um fim de semana de comida na rua e sem fazer exercícios. Também pode aplicá-lo como estilo de vida, desde que o faça de forma correta, sendo aconselhado por um profissional de saúde. Eu não recomendo jejuar por mais de dezesseis horas.