O que é melhor, um sleeve ou um bypass? Eu digo com segurança que ambos os procedimentos são excelentes, seguros e muito eficazes.
Não é uma cirurgia ideal, existem pacientes ideais que, de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC) e seu histórico ou doenças associadas à obesidade, se qualificam ou não para uma destas cirurgias.
O trabalho do Cirurgião Bariátrico é adaptar a cirurgia a cada paciente, só assim, melhores se podem garantir melhores resultados.
Lembre-se que no caso do “sleeve” gástrico, é um procedimento restritivo, 80% da superfície externa do estômago será removida, deixando um formato tubular com capacidade de 150-200ml para conteúdo alimentar.
Embora o bypass gástrico ou mini bypass seja um procedimento misto (restritivo /má absortivo) em que o estômago se divide num reservatório de comida com capacidade reduzida de aprox. 50ml e o restante estômago que é preservado por funções digestivas, mas desviado..
Como paciente, pode-se inclinar para um em particular, mas em consulta e depois de conhecer o seu caso, avaliaremos qual será o mais adequado para você.
Tem todo o direito de saber como é o funcionamento, quais são as suas vantagens e desvantagens, por isso recomendo sempre perguntar, a tarefa de esclarecer todas as dúvidas funciona!
Se você já fez uma cirurgia, diga-me qual foi o procedimento bariátrico que fez!