Falar de nutrição trás à nossa mente a ideia de saúde, longevidade, beleza, e bem-estar. A nutrição personalizada impacta positivamente a performance de um desportista potencializando a resposta ao esforço físico, aumentando a resistência e o aproveitamento metabólico dos nutrientes independente da actividade física.

O desporto não deve ser pensado somente como actividades de competição, e sim deve ser visto como uma forma de ter mais saúde, que é o que todos queremos em realidade, mas de nada adianta uma actividade física ideal ou esporádica se, não nos convencermos de que devemos ter em mente uma nutrição saudável e adequada.

Existe muita gente que corre uma hora por dia, anda montões de quilómetros de bicicleta para poder comer mais quantidade. Temos que ser selectivos. Viver para comer, não; e sim, comer para bem viver…

Se vemos a união da nutrição e do exercício conseguimos a chave do êxito, pois com a actividade física regular activámos os cinco pontos básicos do bem-estar que são: a desintoxicação, o “anti-aging”,”anti-stress”, beleza ou estética e o sexo.

E isto ocorre da seguinte forma: a desintoxicação se faz por processos metabólicos internos que são excretados do corpo através da pele, do intestino e dos rins, todos auxiliados pelo exercício que nos faz transpirar, mover o abdómen e nos hidratar. O “Anti-aging” está activado quando estamos em movimento, fazendo que o cérebro nos reconheça como jovens, esta é a grande diferença entre um idoso e uma criança, a actividade. Já o estresse pode ser aliviado através da actividade física regular, liberando endorfinas, que são anestésicos naturais, além de dedicar-nos única e exclusivamente a nós mesmos, onde canalizamos o estresse. Necessitamos de válvulas de escape.

A beleza e a estética vem embutida nos pontos anteriores, consumimos a massa gordurosa depositada, pois com um gasto energético aumentado necessitamos de combustível que será a alimentação e os depósitos que temos de gordura, com preservação da massa muscular, coisa que não acontece se não fazemos nenhuma actividade, e passamos a perder musculatura. E o ultimo ponto, não menos importante é o sexo, factor fundamental da vida, fonte de prazer, alegria e fertilidade, que será tantas vezes melhor quando temos nossa auto-estima e nossos depósitos de nutrientes em perfeitas condições. A harmonia interna e externa nos faz sentir que somos melhores, mais felizes, com melhor humor e esta é a chave do êxito.